Notícias 11 de março de 2020

Período de inscrições do Programa Vencendo o Medo de Dirigir chega ao fim nessa sexta-feira

Chega ao fim nessa sexta-feira (13) o período de inscrições para a primeira turma de 2020 do Programa Vencendo o Medo de Dirigir. De forma gratuita, o programa é realizado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), em parceria com a Clínica Escola de Psicologia da (UCDB) Universidade Católica Dom Bosco e em 15 anos de atividades, já atendeu mais de 20 mil pessoas. O atendimento terá início no dia 20 de março, às 08h com a aula inaugural no bloco 19 da Sede do Detran, localizado na Rodovia MS 080, KM 10.

Para vencer os problemas de ordem psicológica e emocional, o programa é realizado com várias etapas, como a assistência educativa, terapêutica e de autoajuda, dando-lhes condições para tornarem-se condutores confiantes, seguros e sem bloqueios.

Durante o semestre, os alunos são atendidos com acolhida, aula inaugural; psicoterapias; desenvolvimento dos conteúdos legislação de trânsito, regras de circulação, direção defensiva e noções de mecânica veicular; e aula prática de de quebra gelo, no contexto do trânsito.

Conforme a responsável pelo programa, Inês Pereira, o objetivo é ajudar homens e mulheres que têm a síndrome do pânico e insegurança quando se trata da questão de dirigir veículos automotores”, comenta.

Inês explica que durante quatro meses a turma participará dos encontros de terapia na Clínica Escola e em julho, a turma retornará para o encerramento das atividades. “Ao finalizar todas as etapas, o participante passa por uma avaliação para analisar se os objetivos foram alcançados e se está pronto para conduzir um veículo”, conclui.

Uma das ‘vencedoras do Medo de Dirigir’, Alminda de Souza, comenta que tirou a habilitação com 44 anos e dirigia muito bem, mas após mudar de Campo Grande para Jaraguari,  passou a ver muitos acidentes na BR e isso foi o suficiente para travar no volante. “Após participar das reuniões, percebi que não era a única com dificuldade e com apoio de todos, mudei de vida e voltei a dirigir com segurança”, revela.

Se você conhece um amigo, parente ou vizinho, que apresente os sintomas citados acima, convide-o para participar. As inscrições devem ser realizadas pelo email diedu@hom.detran.ms.gov.br ou através do telefone (67) 3368-0169.

Viviane Freitas


Compartilhe